quinta-feira, 15 de novembro de 2012

A propósito da Conferência MPeL2012


Participei virtualmente n 3ª conferência do Mestrado em Pedagogia do eLearning, MPeL2012, tal como no ano transato.

Como é referido no respetivo site, «a conferência pretende proporcionar um espaço de reflexão, diálogo e partilha entre toda a comunidade do curso – professores, estudantes, ex-estudantes, especialistas em pedagogia do elearning– bem como com os investigadores e profissionais da área do elearning e áreas afins... pretende ser o reflexo de uma visão do que é ensinar online e do que é aprender online, no momento atual».

Apenas segui em tempo real algumas das apresentações, uma vez que me encontrava a trabalhar. Coloquei algumas mensagns no Twitter e no Facebook, nomeadamente a propósito da intervenção sobre os MOOCs, questão que me interessa particularmente.

A minha experiência com o Twitter não tem sido muito motivadora, pois nem sempre os posts aparecem editados, por outro lado é uma forma muito telegráfica de comunicar, com a qual não me sinto muito identificada.

No dia 9 de Novembro, dia da Conferência, coloquei um post sobre o MPeL 2012 no meu espaço dedicado aos MOOC, criado em meados deste ano quando comecei a participar nalguns MOOCs. Os posts estão em inglês dado que este espaço serviu de suporte a alguns desses MOOCs - http://idabrandao.posterous.com/.

Efetivamente elegi a ferramenta Posterous para o meu ePortefólio do curso de doutoramento, iniciativa que tomei logo desde o seu início http://ida-doutoramento.posterous.com/.

Optei agora por abrir este novo espaço no Blogger para tornar mais linear o seguimento desta UC e mais fácil a consulta por parte dos colegas e da professora. Para minha organização pessoal, continuarei com o meu espaço Posterous que tem vindo a congregar todo o curso e tem uma quantidade considerável de informação. Farei depois uma ligação para este blog.

Relativamente à conferência myMPel relembro o que está disponível online, nomeadamente as várias apresentações no site http://mympel2012.crowdvine.com/

e noutras ligações:
Streaming: http://wms.fccn.pt/uab
Apresentações na conferência:
http://mympel2012.crowdvine.com/
MPeL Facebook -
http://www.facebook.com/MPeL.UAb) and/orTwitter (#mympel)

Das apresentações disponíveis elegi as seguintes temáticas:
Recursos Educacionais Abertos (Rui Páscoa)
Planeta MOOC (José Mota)
A propósito do Futuro da Educação na Europa (António Teixeira)



Sem comentários:

Enviar um comentário