A segunda tarefa proposta no âmbito dos ambientes pessoais de aprendizagem (PLE) foi a elaboração de uma representação visual do PLE e respetiva descrição e comentário.
Esta questão já havia merecido anteriormente alguma reflexão da minha parte, pois à medida que os anos passam e vamos produzindo recursos e deixando o nosso rasto na Web, começamos a sentir a necessidade de estruturar essa caminhada. Algumas coisas não merecem o registo, mas outras que implicaram maior investimento merecem alguma preservação, muitas mantemos em atualização, outras são produto acabado.
Esta tarefa foi realizada no wiki -
http://emergentes2ple.pbworks.com/ onde embebi uma anterior tentativa de reunir alguns links de produtos que criei no Symbalooedu -
http://edu.symbaloo.com/mix/idaonline
Um quadro no Pinterest com outra tentativa da minha presença na Web -
http://pinterest.com/idabrandao/ida-in-web/
As duas representações visuais, que criei para esta tarefa, foram realizadas em ferramentas de mapa mental:
- uma variante mais estruturada no MindMeister, cuja apresentação só corre em Firefox e Chrome - http://www.mindmeister.com/pt/236909356/ple
- outra no Mindomo - http://www.mindomo.com/view.htm?m=97164fc599fa4faaba91df06738aa361 também em modo de apresentação
Por último, deixo um novo quadro no Pinterest com algumas imagens de PLE que pesquisei no Google Images -
http://pinterest.com/idabrandao/ple-personal-learning-environments/
Olá Ida,
ResponderEliminarCom o passar dos anos vamos mesmo deixando o nosso rasto pelo espaço da internet e com o surgimento de novas ferramentas ampliamos a nossa prestação. Após ver o teu mapa de PLE fez-me recordar tantas ferramentas que uso e não estava a considerar colocar no meu PLE.
Tantas vezes utilizamos uma determinada ferramenta para fazer uma ou outra experiência ou divulgação de trabalho e que depois cai no esquecimento. Tendo contribuído para uma aprendizagem pessoal.
Olá Nuno,
EliminarÉ verdade que nos vamos esquecendo de algumas ferramentas, até daquelas que utilizamos diariamente e que nem mencionamos, como o email.
Eu tenho o email do serviço que continua a ser uma ferramenta diária que me toma uma parte considerável do meu tempo, pois há muita comunicação profissiondeal que passa por ele. E
depois tenho o gmail pessoal.
Há depois muitas newsletters e sites que seguimos mais sistematicamente que também não figuram, mas são fonte de informação importante para a nossa atividade profissional. Muito do que recebo partilho com a minha comunidade de professores através do Moodle e outros repositórios que mantenho atualizados.
As ferramentas de nuvens de palavras também não são mencionadas e eu acabei de utilizar o Tagxedo para a construção da nuvem de palavras que inseri neste blog sobre PLE. As ferramentas de Infographics que também já experimentei e não menciono. Enfim...há sempre muita coisa que fica de fora